App SUPERCASA
Discover your new home
Open
Jorge Garcia, Especialista em Imobiliário

Do lado de cá do Atlântico, governo anuncia medidas de estímulo à economia e inicia a batalha dos juros!

Share article Print
Como referimos no anterior artigo, algumas ameaças circunstanciais recaem sobre a economia brasileira, como se diz por aqui, persistem alguns “gargalos”.
Como referimos no anterior artigo, algumas ameaças circunstanciais recaem sobre a economia brasileira, como se diz por aqui, persistem alguns “gargalos”.

Em resposta à contestação de sindicatos e confederações patronais, o governo anunciou medidas imediatas de estímulo à indústria brasileira. Câmbio valorizado e elevadas taxas de juro, são duas contingências a um maior crescimento económico. Nos últimos anos, a redistribuição do rendimento gerado, melhorou a inclusão social, ampliou o mercado interno e fez crescer a procura global da economia brasileira. Insuficiências estruturais, logísticas e outros “gargalos”, têm levado a que a oferta global da economia, não acompanhe o rápido crescimento da procura. Esse gap vai causando algumas tensões inflacionárias e o aumento do déficit da balança comercial. Na apresentação do pacote de recuperação de competitividade da indústria brasileira, a presidenta Dilma Rousseff deu o mote para o desencadear de uma outra batalha, a batalha dos juros, “_ … são de difícil explicação os níveis de spread bancário no Brasil”.

Alguns dias após uma reunião do governo com a Febraban (associação nacional dos bancos), a banca pública federal, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal e a estadual gaúcha Banrisul, passou à ação concertada, cortando para metade as taxas praticadas. Vamos esperar para saber como a banca privada vai reagir e ajustar-se para não perder quota de mercado. O Brasil vai ter de aproveitar essa oportunidade única de se tornar mais competitivo nos próximos anos, enquanto economias mais avançadas se encontram estagnadas. Com poucas mas focadas reformas, o Brasil vai poder criar um ambiente de negócios ainda mais favorável que a par de um maior investimento em educação e formação profissional, tem todas as condições de atrair novas tecnologias e investimentos nacionais e estrangeiros de maior valor acrescentado. Abundante em recursos naturais e matérias-primas essenciais às cadeias produtivas industriais, o Brasil tem condições para ser mais do que exportador de commodities e já não quer competir, comparativamente a outros emergentes, pelos baixos salários.

Os avanços sociais e civilizacionais verificados nos últimos anos no Brasil, não vão retroceder. A ambição passa por ser uma das maiores economias do Mundo, merecer respeitabilidade e protagonismo nos palcos decisórios do cenário mundial e prosseguir o caminho da inclusão social. Também será necessário aprender com os erros dos outros, afastando tentações de liquidez excessiva na economia. Como recentemente recordou Michael Porter na Harvard Business Review, “_ desde os anos 90, os norte-americanos e o ocidente em geral, mascararam os seus problemas de produtividade por via de uma massiva concessão de crédito fácil e barato, cujas consequências foram a “bolha imobiliária” e a crise financeira”. Existe uma forte correlação entre o desenvolvimento da produção interna e a ampliação da oferta de crédito e no Brasil o volume de crédito ainda representa menos de 50% do PIB. É necessário prosseguir a dinâmica de crescimento económico com base na ampliação do mercado interno, através de mais crédito e mais barato, mas sobretudo canalizado para investimentos públicos e privados que impulsionem a formação de cadeias produtivas mais fortes e competitivas.

Quanto ao mercado da mediação (corretagem) imobiliária também beneficiário da alavancagem no volume de crédito concedido a empresas e particulares, está cada vez mais dinâmico e competitivo e o perfil dos profissionais do mercado imobiliário também se modificou. Temos hoje empresários e consultores (corretores) imobiliários com maior nível de escolaridade e formação técnica, e o mais importante, orgulhosos da sua profissão. Na sequência do caminho iniciado há alguns anos no Brasil, o da integração de agências imobiliárias em redes de negócio, uma nova etapa evolutiva está a despontar com a expansão em território brasileiro das quatro principais redes internacionais de franquia imobiliária. São marcas globais de origem norte-americana, com décadas de atuação sucedida em diferentes países, particularmente no segmento residencial. Também no mercado imobiliário residencial, estão criadas novas condições para a formação de cadeias de valor fortes e competitivas. Esse é o desafio de futuro, lançado aos atuais “players” e a empreendedores com ambição que pretendam iniciar uma carreira empresarial neste exigente mercado.
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 19/4/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›