Create ad!
Access personal area List of Properties

Date: 16/4/2024
Frequence: Daily
Editions: Free

News Search

Search

read more Agenda

07 May 13 To 11 May 13 Tektónica Moçambique

26 Oct 12 To 28 Oct 12 - Madrid - Palacio de Congresos de Madrid Salón de la Vivienda de Madrid

16 April 2015

Habitação: Empreiteiros de vários países no maior projeto imobiliário angolano

Print
Construção
Trata-se de um projeto privado angolano, orçado em 5 mil milhões de dólares (4,6 mil milhões de euros), o maior empreendimento imobiliário do género no país, que a Lusa noticiou a 08 de janeiro último e cujo contrato foi hoje formalizado na Agência Nacional de Investimento Privado (ANIP).

"Temos um projeto para 15 anos, vamos fazer um grande esforço porque sabemos a carência que existe, de habitação, no país", explicou aos jornalistas Hernâni Ribeiro, diretor-geral da Organizações Ribeirinho, promotor angolano do investimento.

Envolverá o recrutamento de 14.000 trabalhadores angolanos e seis mil expatriados, sendo financiado por investidores canadianos e envolverá empreiteiros de várias nacionalidades.

"Afinal de contas, 60.000 casas não se constroem apenas com um empreiteiro. Temos vários", assumiu Hernâni Ribeiro.

De acordo com os termos do contrato de investimento, conforme noticiado anteriormente pela Lusa, está prevista a construção de 60.000 casas de tipologia T3, de 100 metros quadrados, entre as províncias de Luanda (15.000), Bengo, Zaire, Malanje, Cuanza Sul, Lunda Sul, Moxico, Huambo, Huíla e Benguela.

O contrato de investimento, hoje rubricado, foi aprovado por decreto presidencial, de 05 de janeiro, documento que sublinha o objetivo de "melhoria do bem-estar das populações, o aumento do emprego, bem como o fomento do empresariado angolano".

Ao abrigo da Lei do Investimento Privado, este projeto contará com apoios públicos, através do contrato entre a ANIP, que representa o Estado angolano, e o investidor. Nomeadamente a isenção do pagamento de vários impostos - Industrial, sobre Aplicação de Capitais, Aduaneiros entre outros -, durante três a cinco anos.

A implementação de um projeto habitacional "com viabilidade socioeconómico com qualidade", a promoção das regiões "mais desfavorecidas" do país e a criação de novos postos de trabalho são objetivos assumidos pelos promotores deste investimento.
Source: Noticias ao Minuto

Comment

Submit

The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.