App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
house

5 fatores que influenciam o valor de um imóvel

Partilhar notícia Imprimir
São vários os fatores que podem afetar o valor de mercado de uma propriedade, vamos analisar 5 dos que consideramos mais importantes
São vários os fatores que podem afetar o valor de mercado de uma propriedade, vamos analisar 5 dos que consideramos mais importantes

1- Localização
Transportes públicos, escolas, serviços ou zonas verdes são determinantes para definir o valor de mercado de uma propriedade. Quanto mais próxima estiver a propriedade destes pontos, maior será o valor de mercado.

2- Características
Sem dúvida que um dos fatores chave para o valor de uma casa são as suas características. A área e o número de divisões talvez sejam as que mais importância recebem por parte de quem vende e compra. No entanto existem outros fatores que podem influenciar o valor de um imóvel de habitação: Ter ou não roupeiros, se a casa tem algum sistema de climatização integrado, se está ou não remodelada, se tem espaço exterior como jardim ou terraço, assim como elevador ou garagens.
Existem outras características que à primeira vista podem não parecer importantes, mas que fazem toda a diferença: o número de janelas existentes, aliadas à exposição e orientação solar, podem influenciar o valor de mercado de uma propriedade.

3- Estado do imóvel
Um dos pontos que mais pesam na decisão de potenciais compradores, é sem dúvida o estado de um imóvel. Este é um dos primeiros fatores que influenciam a decisão de adquirir ou não um imóvel, e quanto estarão dispostos a pagar pelo mesmo. Um imóvel que esteja num estado impecável terá sempre mais potencial para uma venda de maior valor.
Qualquer potencial comprador vai ter em atenção vários pormenores, paredes, tetos, pisos, e portas e janelas em bom estado serão determinantes para a decisão do valor a pagar. Outra das grandes preocupações remete-se para as instalações de electricidade e canalização, pois normalmente problemas nestes sistemas geram problemas extra (paredes partidas, cabos e tubagens novas).

4-Melhorias no Imóvel
Na maioria dos casos as melhorias podem ser uma maneira de valorizar o imóvel, que será refletido no preço de venda. Algumas divisões são mais propensas a necessitarem de melhorias, como as cozinhas ou casas de banho. Normalmente estas divisões sofrem um desgaste mais rápido, embora por vezes a intervenção necessária seja meramente estética, apenas por estarem desatualizadas (loiças sanitárias, azulejos, armários fora de moda). No entanto é importante manter uma coerência entre todas as divisões, porque uma casa não se resume apenas à casa de banho e cozinha.

5-Condições de Mercado
Quando o mercado está saturado com propriedades semelhantes para venda, o valor pode baixar e em muitos casos a diferença de se vender mais barato ou mais caro depende apenas do timming escolhido. Quando possível é sempre preferível esperar melhores condições para se colocar um imóvel à venda.
Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 19/4/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›