App SUPERCASA
Discover your new home
Open
foto smartphone

Como tirar boas fotografias aos imóveis com o telemóvel?

Share article Print
Muitas vezes quando surge a necessidade de tirar uma fotografia não temos a máquina fotográfica à disposição. Os smartphones vieram colmatar esta lacuna e, atualmente, a maioria consegue captar fotografias e vídeos com boa qualidade. Imagine que não está no escritório quando o proprietário o informa que pode ir fotografar o imóvel e não tem a máquina fotográfica consigo. Se conhecer as características e funcionalidades da câmara do seu smartphone poderá conseguir obter boas fotografias e agregar valor às im
Muitas vezes quando surge a necessidade de tirar uma fotografia não temos a máquina fotográfica à disposição. Os smartphones vieram colmatar esta lacuna e, atualmente, a maioria consegue captar fotografias e vídeos com boa qualidade.
Imagine que não está no escritório quando o proprietário o informa que pode ir fotografar o imóvel e não tem a máquina fotográfica consigo. Se conhecer as características e funcionalidades da câmara do seu smartphone poderá conseguir obter boas fotografias e agregar valor às imagens que mostra aos seus clientes.

Mantenha as lentes limpas
Com o tempo, a lente começa a acumular partículas de pó que interferem na nitidez das fotografias. Para evitar fotografias desfocadas, mantenha a lente da câmara sempre limpa. Para esta tarefa pode utilizar produtos próprios para este fim ou usar um pano limpo e húmido.

Perceba as limitações da câmara
A qualidade da câmara fotográfica de um telemóvel é, geralmente, inferior à de uma máquina fotográfica. Como tal, tendo em conta as limitações da câmara do seu smartphone, deve:
- Evitar fotografar em sítios com pouca luz. Os sensores de luminosidade dos telemóveis não têm uma velocidade tão elevada como nas máquinas fotográficas. Deste modo, fotografar em ambientes escuros e sem flash resulta em imagens escuras e com falta de detalhe.
- Evitar reflexos brilhantes. Fotografar reflexos brilhantes leva a um tempo menor de exposição à luz do que o indicado, apagando as partes com mais luminosidade ou originando pontos brancos. Quando fotografa uma divisão é importante que nada fique esquecido ou apagado.
- Evitar focos fechados. Se pretende obter fotografias com fundo desfocado e que evidenciem especificamente um determinado detalhe do imóvel (relevos e acabamentos do teto, pormenores de torneiras ou maçanetas, etc.) lembre-se que estas câmaras têm dificuldades em focar objetos muitos próximos. Por terem uma distância focal muito curta, os smartphones têm limitações quando se pretende uma fotografia com um grande foco. A solução passa por capturar o detalhe e a sua envolvência e, posteriormente, colocar-lhe um efeito de fundo desfocado através de algum software de edição de imagens.

Configure a câmara na resolução máxima
Ao ativar esta configuração, todas as fotografias que tirar podem ser posteriormente imprimidas, reveladas ou editadas com melhor qualidade. Além disto, é importante que, com intuito de capturar fotografias atrativas, só disponibilize aos seus clientes fotografias com boa qualidade e alta resolução.

Inative os efeitos de imagem
Muitos smartphones têm a possibilidade de tirar fotografias a preto e branco, sépia, efeito negativo, entre outros. No entanto, no seu caso, fotografias com este tipo de caraterísticas não são, normalmente, convenientes. Se realmente pretende colocar um efeito na imagem opte por fazê-lo mais tarde através de um editor de imagens.

Configure o balanço de branco
Alguns telemóveis suportam o ajuste da câmara relativamente ao balanço de branco, permitindo alterar a forma como a cor é percecionada pela câmara. Ao escolher a opção de luz incidente (luz do dia, incandescente, fluorescente ou nublado) a câmara adaptar-se-á às cores presentes no ambiente.

Enquadre a fotografia
Tenha especial atenção ao verificar se tudo aquilo que pretende capturar está enquadrado e pronto a ser fotografado. Se tiver dúvidas sobre o resultado final pode sempre fotografar um enquadramento maior e cortar o que está a mais no editor de imagens.

Procure estabilidade no momento do clique
Se efetuou todos os passos até aqui e, mesmo assim, a sua fotografia sai desfocada, o erro pode estar no momento exato do clique. Muitas vezes um tremor de mão ou um pequeno movimento após carregar no botão de disparo podem originar falta de nitidez nas fotografias. Por isso, mantenha a mão firme e apenas quando achar que o está tudo pronto para fotografar, clique.

Guarde as fotografias no computador
Agora que já tem as fotografias do imóvel é altura de transferi-las para o computador para poder editá-las, colocá-las na internet e imprimi-las mais tarde. Alguns smartphones também possuem programas capazes de editar imagens.
Related News
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 19/4/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›