App SUPERCASA
Discover your new home
Open
Intercasa Moçambique

Intercasa estreia-se em Moçambique em Novembro de 2012

Share article Print
AIP-FCE promove 1ª Feira de Decoração - Interiores e Exteriores - em Maputo, apoiando a internacionalização das empresas nacionais, num mercado que cresce em contra-ciclo face à economia mundial.
A AIP – Feiras, Congressos e Eventos, no âmbito do apoio à internacionalização das empresas portuguesas, nomeadamente nos mercados dos PALOP, organiza de 7 a 11 de Novembro, em Maputo, a 1ª edição da Intercasa Concept - Moçambique. A organização do certame prevê contar com a presença de mais de 50 empresários portugueses, assim como das 30 maiores empresas nacionais do sector do mobiliário e decoração.

Durante a última década Moçambique manteve ritmos de crescimento do PIB acima dos 6%, alicerçados num conjunto de políticas adequadas e de cariz contra-cíclico, que fazem desta economia a 7ª do mundo em taxa de crescimento anual, perspetivando-se que venha a tornar-se na 4ª até 2015.

Enquanto cliente de Portugal, Moçambique tem vindo a assumir uma maior relevância, tendo ocupado, em 2010, a 28ª posição no ranking (com uma quota de 0,41% das exportações portuguesas), quando em anos recentes (2006 a 2008) se situava no 35º lugar. No último ano, e à semelhança dos anos anteriores, continuou a registar-se uma tendência de crescimento das exportações portuguesas para o mercado moçambicano, tendo atingido cerca de 160 milhões de euros (+29% face a 2009), ao mesmo tempo que se tem verificado uma acentuada diminuição das importações (-32%), que não foram além de 29,2 milhões de euros.

Com base nestes dados encorajadores de um Estudo Realizado pela CESO CI Portugal para a AIP - Feiras, Congressos e Eventos, a 1ª edição da Intercasa Concept – Moçambique em Novembro vislumbra-se como um prova de peso para o esforço de internacionalização das marcas nacionais de mobiliário e decoração nos mercados PALOP. Sob este desafio a marca Intercasa Concept assume-se como plataforma de networking, e internacionalização, para o mercado Moçambicano e Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC), numa versão adaptada às necessidades de desenvolvimento de Moçambique e porta de acesso para expansão de negócios aos países vizinhos.

Num espaço de mais de 1000 m2, localizado no Centro de Conferências Internacional Joaquim Chissano, a capital Moçambicana acolherá a maior representação portuguesa das principais indústrias de mobiliário e estofos, iluminação, cerâmica decorativa e utilitária, cutelarias e louça metálica, têxtil lar, cozinha e electrodomésticos. Na 1ª edição da Intercasa Concept – Moçambique, Miguel Comporta, director de Área de Feiras da Fil, e responsável pela organização deste evento, antecipa para esta primeira edição ‘uma receptividade por parte dos empresários portugueses, prevendo-se que mais de 50 venham a participar activamente no evento e que as 30 maiores empresas nacionais representativas dos sectores em exposição estejam também presentes’.

Fruto de uma auspiciosa parceria entre a AIP – Feiras, Congressos e Eventos e entidades locais, para além das actividades paralelas à Feira, o programa inclui dois dias exclusivamente dedicados a acções de prospecção, contactos bilaterais e visitas a empresas.

Moçambique é uma das economias mais interessantes para investir a nível mundial, na medida em que oferece confiança, estabilidade e previsibilidade aos players.
Related News
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 14/5/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›