Venda ou alugue a sua casa!
Área Pessoal Lista de imóveis

Pesquisar Notícias

Pesquisar

ler mais Agenda

07 mai 13 a 11 mai 13 Tektónica Moçambique

26 out 12 a 28 out 12 - Madrid - Palacio de Congresos de Madrid Salón de la Vivienda de Madrid

12 abril 2012

Intercasa estreia-se em Moçambique em Novembro de 2012

Intercasa Moçambique

A AIP – Feiras, Congressos e Eventos, no âmbito do apoio à internacionalização das empresas portuguesas, nomeadamente nos mercados dos PALOP, organiza de 7 a 11 de Novembro, em Maputo, a 1ª edição da Intercasa Concept - Moçambique. A organização do certame prevê contar com a presença de mais de 50 empresários portugueses, assim como das 30 maiores empresas nacionais do sector do mobiliário e decoração.

Durante a última década Moçambique manteve ritmos de crescimento do PIB acima dos 6%, alicerçados num conjunto de políticas adequadas e de cariz contra-cíclico, que fazem desta economia a 7ª do mundo em taxa de crescimento anual, perspetivando-se que venha a tornar-se na 4ª até 2015.

Enquanto cliente de Portugal, Moçambique tem vindo a assumir uma maior relevância, tendo ocupado, em 2010, a 28ª posição no ranking (com uma quota de 0,41% das exportações portuguesas), quando em anos recentes (2006 a 2008) se situava no 35º lugar. No último ano, e à semelhança dos anos anteriores, continuou a registar-se uma tendência de crescimento das exportações portuguesas para o mercado moçambicano, tendo atingido cerca de 160 milhões de euros (+29% face a 2009), ao mesmo tempo que se tem verificado uma acentuada diminuição das importações (-32%), que não foram além de 29,2 milhões de euros.

Com base nestes dados encorajadores de um Estudo Realizado pela CESO CI Portugal para a AIP - Feiras, Congressos e Eventos, a 1ª edição da Intercasa Concept – Moçambique em Novembro vislumbra-se como um prova de peso para o esforço de internacionalização das marcas nacionais de mobiliário e decoração nos mercados PALOP. Sob este desafio a marca Intercasa Concept assume-se como plataforma de networking, e internacionalização, para o mercado Moçambicano e Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC), numa versão adaptada às necessidades de desenvolvimento de Moçambique e porta de acesso para expansão de negócios aos países vizinhos.

Num espaço de mais de 1000 m2, localizado no Centro de Conferências Internacional Joaquim Chissano, a capital Moçambicana acolherá a maior representação portuguesa das principais indústrias de mobiliário e estofos, iluminação, cerâmica decorativa e utilitária, cutelarias e louça metálica, têxtil lar, cozinha e electrodomésticos. Na 1ª edição da Intercasa Concept – Moçambique, Miguel Comporta, director de Área de Feiras da Fil, e responsável pela organização deste evento, antecipa para esta primeira edição ‘uma receptividade por parte dos empresários portugueses, prevendo-se que mais de 50 venham a participar activamente no evento e que as 30 maiores empresas nacionais representativas dos sectores em exposição estejam também presentes’.

Fruto de uma auspiciosa parceria entre a AIP – Feiras, Congressos e Eventos e entidades locais, para além das actividades paralelas à Feira, o programa inclui dois dias exclusivamente dedicados a acções de prospecção, contactos bilaterais e visitas a empresas.

Moçambique é uma das economias mais interessantes para investir a nível mundial, na medida em que oferece confiança, estabilidade e previsibilidade aos players.

Fonte: AIP

Comentário

Submeter

Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.